Suspeito morre em confronto com a polícia durante operação Prophylaxis no Bico do Papagaio
06 dezembro 2024 às 10h15
COMPARTILHAR
Durante a deflagração da operação Prophylaxis, realizada nesta sexta-feira, 6, no Bico do Papagaio, um dos alvos, um homem, de 28 anos, reagiu à abordagem policial com disparos de arma de fogo contra as equipes das Polícias Civil e Militar. Diante da ameaça, as forças de segurança neutralizaram o suspeito, que não resistiu e foi a óbito no local, apesar das tentativas de socorro realizadas pelas autoridades.
No imóvel dele foram apreendidas drogas como crack, maconha e cocaína, além da arma utilizada no confronto e um caderno contendo registros detalhados sobre a comercialização de entorpecentes. As anotações indicam uma grande movimentação financeira vinculada ao tráfico na região.
As investigações revelaram que o suspeito era monitorado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/TO) desde o início deste ano. Segundo o delegado Jacson Wutke, responsável pela operação, ele era suspeito de apoiar integrantes da facção carioca que teriam ameaçado autoridades, membros do Ministério Público e policiais na cidade de Dianópolis, no sudeste do estado.
Além disso, em seis dos alvos dos mandados de busca e apreensão executados nesta sexta-feira, foram encontrados entorpecentes e veículos com registro de furto. Nesses casos, os envolvidos foram presos em flagrante e conduzidos à 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, onde os procedimentos legais estão sendo realizados.
A operação Prophylaxis, que já havia resultado em 16 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em Augustinópolis e outras cidades da região, visa desarticular uma organização criminosa vinculada a uma facção carioca que tentava se estabelecer no Bico do Papagaio. Segundo Wutke, o planejamento integrado das forças de segurança busca garantir a tranquilidade da região e prevenir a consolidação de grupos criminosos.
Os presos em flagrante, assim como os materiais apreendidos, estão à disposição da Justiça. A operação continua em andamento, com desdobramentos previstos para os próximos dias.
Leia também:
Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa no Bico do Papagaio