Tocantins inicia campanha de vacinação contra Influenza com meta de imunizar mais de 500 mil pessoas
02 setembro 2024 às 10h45
COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) começou nesta segunda, 2, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O objetivo é vacinar 569 mil pessoas, dos grupos prioritários em todo o estado. A secretaria informou que já recebeu do Ministério da Saúde, 202 mil doses da vacina, que vão ser distribuídas nos 139 municípios do Tocantins.
A campanha de vacinação vai até o dia 26 de outubro, com o dia D, marcado para 28 de setembro, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população. A gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, explicou como funcionará o esquema de vacinação: “ os municípios já começaram a retirar as doses de vacinas na Central e no Polo/Araguaína desde a semana passada. Agora, os 139 municípios estão aptos a vacinar o público-alvo. Qualquer pessoa que faça parte dos grupos prioritários pode se dirigir a uma das mais de 300 salas de vacinação espalhadas pelo Estado para se proteger contra a influenza”, explicou Sena.
A vacina contra a Influenza é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os grupos prioritários, como bebês a partir dos seis meses, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e seus funcionários, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas. A vacina distribuída é trivalente, protegendo contra duas cepas da Influenza A e uma da Influenza B.
Além da vacinação para os grupos prioritários, a SES-TO também faz o alerta para que, principalmente nesse período de grande proliferação do vírus, sejam adotadas medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e boca ao espirrar e evitar aglomerar-se ou manter contato físico com pessoas com sintomas de gripe.