A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou nesta segunda-feira, 16, que a partir de 2025 não realizará mais vestibulares tradicionais. Em substituição, serão promovidas duas edições do Exato, previstas para os dias 18 de maio e 19 de outubro, conforme o cronograma preliminar. O edital da primeira edição deverá ser publicado em fevereiro.

A decisão foi tomada após a realização da primeira edição do Exato, cujas provas ocorreram no último domingo, 15. O exame foi avaliado positivamente, e a UFT agora planeja expandir a iniciativa. Com a adesão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), as provas serão aplicadas em mais municípios do estado, indo além das cidades que possuem câmpus da UFT.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, a ampliação do Exato busca democratizar o acesso ao ensino superior. “A expectativa, com a adesão do IFTO e da UFNT, é que possamos formalizar o convênio e organizar a segunda edição de forma conjunta. Assim, atingiremos mais municípios do estado, tornando o processo de ingresso mais inclusivo e equitativo”, afirmou.

Leia mais:

UFT realiza primeira edição do Exato neste domingo com cerca de 3,9 mil candidatos

UFNT e IFTO confirmam adesão ao Exato para 2025