Workshop promovido por UFT e AEB estuda implantar base de operação de balões no Tocantins
25 julho 2024 às 10h14
COMPARTILHAR
Palmas recebe entre os dias 22 e 25 de julho, o 2º Workshop “Lançamento de Balões Estratosféricos”, uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento é parte das preparações para o lançamento de balões estratosféricos no Brasil, previsto para 2026, em cooperação com a Agência Francesa (CNES). Durante o workshop está sendo estudado montar uma base de operações para lançamentos de balões no Tocantins.
Durante o workshop, os participantes puderam visitar a área proposta para a instalação da base de lançamento e acompanharam palestras sobre as atividades de balões e futuras missões. Um dos destaques do evento foi o voo inicial de um pequeno balão, carregando 300 gramas de carga útil, demonstrando os principais conceitos operacionais desse tipo de missão.
Carlos Eduardo Quintanilha, coordenador de Segmento de Solo da AEB, disse que as visitas ao solo são fundamentais para montar as estratégias de lançamento dos balões: “ a visita ao local é crucial para confirmar a adequação da área para o lançamento de balões de grande porte, com gôndolas de até uma tonelada. Essa revisão do projeto, detalhando as capacidades e componentes da infraestrutura, que será única no Brasil e acessível a pesquisadores de todo o país”, destacou o pesquisador.