Antes do início da cerimônia oficial de inauguração da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na manhã desta segunda-feira, 22, em Aguiarnópolis, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), afirmou que o local precisa preservar a memória das vítimas do desabamento da antiga estrutura, ocorrido em dezembro de 2024, ao mesmo tempo em que destacou a retomada do fluxo e do desenvolvimento da região com a liberação da travessia.

Ao chegar ao local do evento, o governador conversou com jornalistas e mencionou a sugestão de um vereador do município para a construção de um monumento em homenagem às vítimas que não possuem túmulos identificados. Segundo Wanderlei, a reconstrução da ponte marca um novo momento para a região, mas não deve apagar o impacto humano da tragédia.

“Apesar de todo o trauma causado pelo acidente, o trabalho público foi feito. Temos que agradecer ao governo federal e ao ministro Renan Filho, que reconstruiu essa ponte em tempo recorde… o fluxo da vida segue, mas é preciso cuidado com a história dessas pessoas que perderam a vida aqui. A região precisa continuar se desenvolvendo, mas sem esquecer o que aconteceu”, declarou o governador.

A Ponte JK, localizada na BR-226, liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e é de responsabilidade do Governo Federal. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 171,97 milhões e foi reconstruída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o colapso da ponte anterior, que interrompeu o tráfego e afetou a logística regional.