O Jalapão com seus encantos e maravilhas – dunas, fervedouros, cachoeiras – se mantém como o carro-chefe do turismo tocantinense que desponta como um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) aponta que por conta do Jalapão o Tocantins aparece entre os estados com destinos turísticos preferidos dos turistas.

Os números de visitantes, comprovam o resultado da pesquisa. O Jalapão não apenas cada vez mais visitantes como te, contribuído efetivamente para o Tocantins se consolidar como um estado com forte vocação turística. Somente as Dunas do Jalapão receberam no mês de agosto, 5.986 turistas. De janeiro a agosto de 2023, foram 39.079 visitas ao local, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.

Neste mesmo período de 2023, o Aeroporto Internacional de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, registrou 220.234 desembarques de passageiros. Um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a CCR Aeroportos. Muitos destes desembarques tiveram o Jalapão como destino final.

“Nos gratifica muito ver o nome do nosso Estado de forma positiva no contexto nacional. Isso nada mais é que o reflexo das ações do governo Wanderlei Barbosa, que tem repercutido de forma positiva no sentido da geração de emprego e renda. Isso mostra que o turismo é um vetor importante para a economia do Tocantins”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

Geração de emprego

No Tocantins, o trade de turismo também proporcionou o aumento de novos postos de empregos no Estado. Segundo dados do Novo Caged, foram gerados 4.388 novos postos de trabalho de janeiro a agosto de 2023. Desses, 86% dos novos empregos são do setor de alimentação e alojamentos. O setor de alimentação gerou 394 novos empregos com carteira assinada, somente em agosto.

Encantos do Jalapão

Fervedouros

Fervedouro do Buriti, Jalapão | Foto: Reprodução

Os fervedouros são grandes poços de água cristalina, nascem de um rio subterrâneo e brotam das areias brancas, responsáveis pela pressão que provoca o fenômeno denominado de ressurgência. Em função da pressão da água é impossível afundar nestas águas o que provoca enorme curiosidade dos visitantes que aproveitam para mergulhar. São dezenas os fervedouros e a cada dia se descobre mais um.

Cachoeira da Velha

Uma das principais atrações do Jalapão, com 15 metros de altura e 100 de largura, no rio Novo, um espetáculo belíssimo de encher os olhos, que demonstra a força e a exuberância da natureza. Um cartão postal do Jalapão, talvez a imagem mais icônica do Parque do Jalapão.

Serra do Espirito Santo

Outro imponente cartão postal do Jalapão, a Serra do Espírito Santo, formação rochosa que, com a ação das chuvas e dos ventos, dá origem às dunas que se formam em sua base. Depois de uma hora de caminhada os visitantes alcançam um mirante estrategicamente localizado para observar toda a beleza do Jalapão.

Dunas do Jalapão

Atrativo que ajuda a definir o Jalapão como um lugar surpreendente, que tem até deserto. As Dunas do Jalapão é um dos lugares mais visitados. As areias douradas formam montes que podem chegar aos 40 metros de altura e que se modificam de acordo com as forças do vento. Lá do alto, é possível observar os córregos que cercam a Serra do Espírito Santo. É também um dos melhores lugares para ver o pôr do sol na região.