Tocantins busca inspiração no Paraná para impulsionar a agroindústria
10 novembro 2023 às 00h06
COMPARTILHAR
Ruy Bucar O vice-governador, Laurez Moreira (PDT), e os secretários, da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; e da Agricultura, Jaime Café, estiveram no Paraná nesta quarta-feira, 08, conhecendo modelos de produção agroindustrial que são referência para o Brasil. O objetivo da missão técnica ao Paraná foi buscar inspiração em modelos bem-sucedidos de desenvolvimento agroindustrial para impulsionar a agroindústria do Tocantins que tem grande potencial de crescimento e que vem recebendo forte incentivo do governo.
Dentre as empresas de sucesso no estado paranaense, a equipe do governo do Tocantins visitou a sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, situada na cidade de Carambeí (PR). A cooperativa é a mais antiga do Estado, com atuação atrelada à agricultura, pecuária de leite e de corte, suinocultura, silvicultura, além de prestar serviços de armazenagem, venda de produtos agropecuários e industrialização de leite e carne.
Ao falar sobre o objetivo da missão técnica, o vice-governador Laurez Moreira ressaltou que o intuito é o desenvolvimento agroindustrial do Tocantins e para isso é preciso buscar modelos de referência do segmento. “O Paraná, Região Sul do Brasil, foi um dos principais agentes de transformação do estado do Tocantins, que era um Estado de produção agrícola de subsistência, hoje um grande produtor de grãos e o que nós estamos buscando, seguindo as determinações do nosso governador Wanderlei Barbosa, são parceiros para que possamos continuar essa transformação; tornar o Tocantins um estado que realmente tenha a agroindústria, agregando valor e dando emprego para a nossa gente. E, para isso, precisamos buscar quem tem experiência na produção”, declarou.
O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, assegurou o interesse de ser parceiro do Tocantins. “Para nós é uma alegria receber gestores do estado do Tocantins; a Frísia é uma cooperativa que quer levar o desenvolvimento para o Tocantins, principalmente investindo em pessoas, oportunizando para que produtores possam continuar crescendo, com produtos viáveis, e também para que o cooperativismo cada vez faça mais diferença neste Estado, onde possamos ser cada vez mais inclusivos em produção e como produtores”, reforçou.
Na oportunidade, os dirigentes da Frísia entregaram um ofício ao vice-governador solicitando auxílio no projeto de expansão de suas atividades com foco no Tocantins, principalmente no que diz respeito às demandas operacionais que impactam sua rotina fiscal e contábil dos negócios. A agenda institucional, realizada na quarta-feira, 8, foi marcada ainda com visitas às unidades de produção da cooperativa.