Vanda Monteiro: “o desenvolvimento de Palmas é prioridade, por isso, sou pré-candidata a prefeita”
25 fevereiro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Vandelúcia Monteiro de Castro é tocantinense de Miranorte (TO), radicada na capital há mais de 20 anos. Atuou como microempresária no ramo da alimentação. Graduou-se em Práticas Jurídicas pela Unitins e também no curso de Direito pela Faculdade Objetivo de Palmas. Exerceu cargos de diretoria no PreviPalmas e também no “Resolve Palmas”, ambos na gestão do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB).
A deputada estadual Vanda Monteiro está filiada ao UB e tem um sólido trabalho social na região sul da capital. Eleita vereadora em Palmas em 2016, em 2018 deu um salto na carreira política, elegendo-se deputada estadual. Em 2020, disputou a majoritária para prefeitura de Palmas, porém, não obteve êxito. Já em 2022, concorreu e foi reeleita deputada estadual, após obter mais de 18 mil votos.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Tocantins, ela expõe sobre sua atuação parlamentar, projetos importantes para as comunidades que representa, como também discorre acerca da sua pré-candidatura a prefeita de Palmas (TO).
Sem delongas, questiono-lhe sobre o próximo pleito eleitoral. Considerando sua votação em 2020, como também, sua atuação em prol da cidade, a Sra. é pré-candidata a prefeita de Palmas novamente?
Sou candidatíssima a Prefeitura de Palmas e estou com meu nome a disposição. Esse é um chamado do povo e não tenho medo de enfrentar. Eu amo Palmas, conheço todos os cantos desta cidade e tenho trabalhado muito em prol do nosso povo e o desenvolvimento da capital. Acredito na minha capacidade administrativa e meu nome está a disposição.
Sou candidatíssima a Prefeitura de Palmas e estou com meu nome a disposição
Na condição de deputada representante da capital, onde já foi vereadora, quais são os gargalos da cidade que o próximo prefeito precisa voltar suas atenções?
Palmas possui diversos gargalos que não são exclusivos da capital, são problemas que atingem todas as capitais e que merecem atenção. Sem sombras de dúvidas temos a saúde como gargalo e a construção do hospital municipal vai desafogar o HGP e garantir ao nosso povo mais saúde.
Além disto, o transporte coletivo, mesmo com todos os avanços, pode melhorar ainda mais. Diante disto, o aumento da frota é necessário, bem como, a disponibilização de novas linhas atendendo todos os bairros.
Outros gargalos é a questão da regularização fundiária, acesso as creches e a construção de mais unidades habitacionais. Essas são algumas questões que eu, enquanto pré-candidata, tenho discutido com minha base e com a população.
Sem sombras de dúvidas temos a saúde como gargalo e a construção do hospital municipal vai desafogar o HGP e garantir ao nosso povo mais saúde
Dentre as pautas importantes dos seus mandatos como deputada estadual, destaca-se a saúde, educação e social. Poderia discorrer sobre os avanços que considera pertinentes nessas áreas?
Tenho muito orgulho do caminho que percorri até aqui. Nas áreas da educação tivemos avanços importantes com a implantação do “Educa Mais Tocantins” que vai garantir bolsas de ensino em faculdades particulares para alunos de baixa renda. Além disto, na saúde, destinei importantes recursos que garantiram ambulâncias para diversos municípios, garanti ainda a reabertura da maternidade de Colinas e realização de cirurgias eletivas. Na capital, tenho lutado pela parceria para construção do hospital municipal e, recentemente, implantei – em parceria com o Governo do Tocantins – o Programa “Palmas Com Novo Olhar”. O maior programa oftalmológico de Palmas com a oferta de consultas e cirurgias de catarata e pterígio.
Na saúde, destinei importantes recursos que garantiram ambulâncias para diversos municípios, garanti ainda a reabertura da maternidade de Colinas e realização de cirurgias eletivas
Sobre sua atuação em favor dos servidores públicos estaduais, destaca-se a criação do vale-alimentação para os que recebem salários mais modestos. É importante que este tema seja abordado, mas também, é preciso questionar-lhe sobre as suas impressões sobre a reforma previdenciária aprovada no final de 2023…
Tenho trabalhado e muito a favor dos funcionários públicos com a apresentação de projetos de lei e requerimentos em prol da categoria. Quanto a Reforma da Previdência, era uma medida necessária e que foi construída democraticamente com a participação das categorias. Foi um amplo debate e conseguimos assegurar direitos, garantimos a saúde da previdência e a aposentadoria dos nossos servidores que ajudam, diariamente, a construir um Tocantins mais justo e igualitário, que todos nós queremos e defendemos.
Uma das suas reconhecidas lutas é a intensificação das ações ao combate à violência contra a mulher e a proteção de pessoas vulneráveis ou portadoras de deficiências. Quais foram os projetos mais importantes acerca desses temas que tramitaram ou ainda tramitam pela Casa Legislativa?
A luta por direitos das mulheres é uma bandeira que defendo com muito orgulho. Na condição de parlamentar e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, tenho a satisfação de ter aprovado a lei que garante a folga anual para que as trabalhadoras realizem o preventivo contra o câncer. Já é lei também a prioridade para que mulheres vítimas de violência tenham acesso a vagas de empregos e cursos profissionalizantes.
Além disto, luto pela aprovação da tornozeleira eletrônica para agressores que estão cumprindo medida protetiva. Já para as pessoas com deficiência, garantimos acesso a informação sobre os descontos na hora da compra de veículos. Também tramita na Assembleia a proposta para criação do plano de inclusão das pessoas com deficiência e, ainda, solicitei a criação da identidade específica. São muitos projetos que estão em tramitação e que tem como objetivo melhorar a vida do nosso povo.
A luta por direitos das mulheres é uma bandeira que defendo com muito orgulho
A Sra. poderia fornecer mais detalhes sobre o projeto “CNH baixa renda” e sua importância?
O projeto da “CNH Social” é uma proposta muito importante para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao documento. Assim, vamos garantir mais possibilidades de geração de emprego e renda para as famílias. Tenho dialogado com o nosso Governador Wanderlei Barbosa e me sinto confiante para que em breve lancemos esse projeto em nosso Estado.
Sobre a inclusão da mulher na política, seria importante destacar o funcionamento do Conselho Estadual da Mulher e suas atribuições, uma das suas bandeiras como parlamentar. Paralelamente, na condição de dirigente de partido político, quais são as perspectivas – sob esse aspecto – e também no que concerne a distribuição de recursos para as mulheres, em relação as eleições municipais de 2024?
A reativação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é uma luta minha na Assembleia. Tive a alegria de ser atendida pelo governo, que inclusive já abriu o chamamento público para que as entidades participem do Conselho. Desta forma vamos ampliar as políticas públicas e garantir recursos também da esfera federal. Sobre a mulher na política, precisamos ter ciência do nosso papel fundamental para a construção do estado democrático de direito. Aumentar o número de mulheres nos partidos é uma luta nossa e que tenho incentivado. A distribuição dos recursos deve ser justa e igualitária para garantirmos que nossas candidatas tenham reais condições de disputa.
Aumentar o número de mulheres nos partidos é uma luta nossa e que tenho incentivado
Em nome do Jornal Opção Tocantins desejo-lhe sucesso e agradeço pela entrevista.
O gabinete está sempre de portas abertas, tanto para a imprensa quanto para a comunidade.