Após 17 anos sem concurso, TJTO avança com seleção para juízes substitutos e conclui termo de referência
11 outubro 2024 às 12h03
COMPARTILHAR
Depois de 17 anos sem realizar concurso para juízes substitutos, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) anunciou nesta quarta-feira, 9, a finalização do Termo de Referência para a contratação da banca organizadora do certame. O último concurso havia ocorrido em 2007, e desde então, o número de magistrados no estado não acompanhou o crescimento processual, que aumentou 33,80% entre 2015 e 2023.
A nova seleção visa preencher 24 vagas de juízes substitutos e deve atrair cerca de 2 mil candidatos. A presidente do TJTO, Etelvina Sampaio, e o desembargador Eurípedes Lamounier, que preside a comissão do concurso, destacaram a importância do certame para melhorar o atendimento à população.
Antes da publicação do edital, o documento passará pela análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o processo seletivo contará com cinco fases, sob a responsabilidade de uma empresa especializada em concursos para magistratura.
A Comissão de Concurso é composta pelos desembargadores Eurípedes Lamounier, Adolfo Amaro Mendes e Ângela Issa Haonat, além de representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).