Em Palmas, nas últimas eleições, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL), obteve 88.034 votos, o que corresponde a 54,70% dos votos na capital. Vale lembrar que o atual presidente Lula (PT) obteve 34% dos votos. O apoio de Bolsonaro na capital é, sem dúvidas, um ativo político importantíssimo para a pré-candidata Janad Valcari (PL). Os eventos desta sexta, 7 e deste sábado, 8, mostraram, de alguma forma, a força de Bolsonaro na capital tocantinense. Obviamente, a transferência de votos é um fator que tem nuances indeterminadas, não sendo possível garantir que o mero apoio de um ou outro político possa automaticamente fazer seus eleitores votarem no candidato. 

As aparições de Bolsonaro começaram com a saída do aeroporto e uma carreata pela cidade que terminou com algumas falas na Praça dos Girassóis. Em seguida ele foi à feira da 304 Sul, foi ao hotel e à noite teve um encontro com lideres religiosos. Tudo isso na sexta, 7. No sábado ele percorreu estabelecimentos da cidade e encerrou o evento do PL Mulher.

Evento PL Mulher 

O evento na Arena Bacuri, que estava programado para começar às 10 horas, teve um atraso de meia-hora. Contrariando o que seria previsto após a carreata e o Encontro de Líderes e Ministros Evangélicos, o evento não estava tão lotado quando se esperava. Mas nesse caso existem pontos a serem considerados, como o acesso complicado ao local e o fato de Bolsonaro estar em outra parte da cidade durante os discursos. 

Foto: Eduardo Lago

Quem iniciou as falas foi a presidente do PL Mulher no Tocantins a ex-prefeita de Palmas Nilmar Ruiz, seguida de Janad e Michelle. 

Durante seu discurso, Janad Valcari destacou a importância da participação feminina na política e estimulou as mulheres a terem força para ocupar esses espaços e debater a cidade. “É hora de nos unirmos para mostrar que podemos fazer a diferença. Não tenham medo de levar o nome da sua pré-candidata a vereadora, da sua pré-candidata a prefeita”. Janad também contou um pouco de sua trajetória como filha de mãe solo e se comprometeu a ajudar as mães e famílias palmenses.

O discurso de Michelle foi longo, ela descreveu toda a trajetória dela até receber o convite do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para fazer parte do Partido Liberal. Ela descreveu sua luta pelas pessoas com deficiência. Fez uma homenagem à deputada Amélia Barros (PL) que faleceu recentemente. 

Quando o presidente chegou ao local do evento houve um pequeno tumulto, com as pessoas inclusive saindo do local onde Michelle discursava para irem ver o ex-presidente. Ela teve que chamar a atenção da plateia duas vezes por conta disso e em tom de brincadeira, disse para Bolsonaro ir para o fundo, para não lhe atrapalhar. 

Enquanto isso

Foto: PL Tocantins

Enquanto a sua mulher discursava no palanque junto com Janad Valcari, Bolsonaro estava dando um tour pela cidade. Ao lado dele estava o senador Eduardo Gomes (PL), o deputado federal Eli Borges (PL) e  Vicentinho Júnior (PP), que deixou momentaneamente o cargo de deputado federal para assumir uma secretaria no governo Wanderlei Barbosa.

Bolsonaro visitou o “camelódromo”, uma padaria, fez jogos em uma casa lotérica e depois fez uma pequena reunião em um hotel, antes de seguir para o evento de Michelle e Janad. 

Uma carona lucrativa

Quem também aproveitou a visita de Bolsonaro foi o prefeito e pré-candidato de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB). Apesar de não aparecer nos banners oficialmente, nem nos discursos oficiais, o pré-candidato veio para Palmas e foi muito bem recebido pela cúpula e apareceu nas redes sociais ao lado do ex-presidente. Paraíso, durante as última eleições teve um índice de votos em Bolsonaro ainda maior que Palmas, foram 62,74% de eleitores que escolheram o ex-presidente para reeleição.

Vale lembrar a recente “discussão” que houve durante uma inauguração da Adapec, em que o prefeito se retirou do evento após uma discussão com o deputado estadual Nilton Franco (REPU). Ao contrário desse evento, Celso teve lugar cativo na mesa de Bolsonaro. 

O breve discurso de Bolsonaro

Bolsonaro chegou por volta de meio-dia ao evento e fez um discurso breve em que ressaltou a importância das mulheres. Destacou que não se tratava de um movimento feminista, mas de mulheres que deveriam andar ao lado de seus maridos, namorados, pais e etc. 

Foto: Eduardo Lago

“Muita coisa fez com que a atenção de vocês se  voltasse para  a defesa da família tradicional e da pátria e temos tudo para sermos uma nação de primeiro mundo. O que devemos fazer são escolhas, feitas com razão e não por emoção”.

Ele destacou também que os eleitores devem eleger pessoas com capacidade e não apenas conhecidos. 

Bolsonaro encerrou seu discurso falando sobre a economia e fazendo críticas ao sistema econômico do atual governo:

“Entregamos um Brasil com R$54 bilhões em caixa. O ano passado já tinha R$200 bilhões de déficit e algo parecido acontecerá no presente ano, sem economia o Brasil não vai pra frente.  Não é dividindo renda que acabaremos com a pobreza, mas sim através da instrução e educação, aí teremos uma igualdade por cima e não por baixo como a esquerda prega”.