Cinco deputados estaduais disputam prefeituras do Tocantins; saiba quem assume caso se elejam
03 setembro 2024 às 15h59
COMPARTILHAR
O Tocantins conta com 24 deputados estaduais. Nas eleições municipais deste ano, cinco deles resolveram concorrer a prefeituras no Estado. São eles: Janad Valcari (PL) e Júnior Geo (PSDB) por Palmas, Fabion Gomes (PL) por Tocantinópolis, Eduardo Fortes (PSD) por Gurupi e Jorge Frederico (Repu) por Araguaína. Confira o que acontece com suas cadeiras no Parlamento Estadual, caso se elejam.
Janad Valcari do Partido Liberal, caso eleita prefeita de Palmas, deverá deixar a cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para o suplente Doutor Danilo Alencar, que teve 7.937 votos nas eleições para deputado estadual em 2022 e foi o quarto mais votado pelo PL. Janad teve 31.587, sendo a segunda deputada mais votada de 2022 no Tocantins, perdendo apenas para Léo Barbosa (Repu) que conseguiu 32.885. O segundo mais votado pelo PL foi o deputado Marcos Marcelo, com 13.277 votos e em terceiro Gipão, com 8.271, ambos, assumindo postos na Aleto.
A vaga de Geo
Presumindo que o candidato, hoje filiado ao PSDB, Júnior Geo, ganhe as eleições municipais de Palmas e assuma como prefeito, teremos um cenário turvo. Isso porque o deputado foi eleito pelo PSC nas eleições de 2022. O partido, no entanto, foi incorporado pelo Podemos em junho de 2023. Desde então, Geo travou uma batalha com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) para disputar as eleições municipais pelo partido, mas não houve jeito. Eduardo, que já era presidente metropolitano da sigla em Palmas, disse: “a não ser que Deus me leve. Não há desistência no dicionário da família Siqueira Campos”.
Diante disso, Geo pediu desfiliação do partido, sem a perda do mandato, decisão que foi julgada pela Justiça Eleitoral e referendada. Assim, ele permaneceu sem partido até abril, quando conseguiu se filiar ao PSDB, de Cinthia Ribeiro, com a promessa de que conseguiria se candidatar a prefeito. Apesar disso, em regras gerais, segundo a Justiça Eleitoral, o mandato pertence ao partido em que o candidato se elegeu. Por isso, o mais provável é que, assumindo Geo a prefeitura, seu sucessor será Otoniel Andrade, que obteve 8.654 votos.
Jorge Frederico, Eduardo Fortes e Fabion Gomes
Jorge Frederico do Republicanos, que foi o quarto deputado estadual mais votado, com 24.929 votos, deixará a vaga para Issam Saado (Repu), que inclusive foi o suplente do partido a obter o maior número de votos, 15.021. Eduardo Fortes do PSD, que teve 15.466 votos, caso seja eleito e assuma a prefeitura de Gurupi, deixará a cadeira da Assembleia para Rogério Freitas, que atualmente é vereador em Palmas. No caso de Fabion Gomes, temos dois cenários, se considerarmos que ele ganhará a disputa para a prefeitura de Tocantinópolis. Caso Janad não ganhe as eleições de Palmas, assume Doutor Danilo Alencar. Se Janad assumir a vaga da prefeitura, dois suplentes do PL assumirão as vagas: além de Danilo, o suplente Gleydson Nato também será empossado como deputado estadual.
Se considerarmos o cenário atual, a probabilidade do PL “subir” dois suplentes é muito grande. Isso porque, tanto em Palmas quanto em Tocantinópolis, os dois candidatos à prefeitura pelo Partido Liberal estão em primeiro lugar nas pesquisas.