Com a expectativa de gerar R$ 3 bilhões em negócios, a Agrotins 2024 começa suas atividades hoje, terça-feira, dia 14. O evento, que é o maior do setor agropecuário na região norte do Brasil, acontece no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, localizado na rodovia TO-050, com saída para Porto Nacional. O horário de funcionamento é das 9h às 19h, e o evento se estende até sábado, dia 18.

A feira ocupa uma área de aproximadamente 400 mil m² e tem uma infraestrutura projetada para suportar uma ampla gama de segmentos do agronegócio. Além de destacar as potencialidades agropecuárias da região, a Agrotins também apoia e promove iniciativas de pesquisa, adaptação, validação e transferência de tecnologia para o setor produtivo.

Atualmente, a Agrotins recebe caravanas de todos os 139 municípios do Tocantins, incluindo mais de 5 mil agricultores familiares de associações, cooperativas e comunidades agrícolas. Técnicos, expositores e estudantes de escolas agrícolas de Palmas e outras regiões do estado também marcam presença.

Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de participar de uma variedade de atividades, que incluem: Mostras e comercialização de máquinas e equipamentos
Implementos agrícolas; animais de grande e pequeno porte; serviços agropecuários; cursos, clínicas e palestras; dinâmicas de máquinas; vitrines tecnológicas; exposição de produtos da agricultura familiar.

Fernando Garcia, diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Seagro e um dos organizadores da feira, ressalta que a Agrotins surpreende a cada ano com a dinâmica dos expositores e a preparação dos estandes e galpões de exposição, demonstrando o grande potencial que a feira representa para o agronegócio da região.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.