Pesquisa divulgada nesta terça, 25, pela Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO) apontou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu no mês de junho, recuando 1,5 pontos em relação ao mês anterior, chegando a taxa de 49,0 pontos. A pesquisa destacou que os dois indicadores presentes no estudo tiveram queda, tanto os que medem as Condições Atuais quanto o que mede as Expectativas.

O indicador de Condições Atuais caiu de 41,1 em maio para 40 pontos em junho, o indicador de Expectativas reduziu 1,7 pontos, registrando 53,5 no mesmo período. Esses dados refletem que o empresário tocantinense está menos confiante em relação aos próximos seis meses. 

Na contramão da situação tocantinense, o cenário nacional mostrou otimismo, o ICEI Brasil atingiu a marca de 51,4 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos que definem se o empresariado está otimista ou pessimista. Na região norte, o índice varia um pouco dependendo do estado. No Pará, o ICEI está em 50,2 pontos, indicando otimismo, já no Amazonas o índice foi de 48,7, refletindo uma desconfiança com relação ao futuro. 

O estudo completo do ICEI tocantinense pode ser conferido neste link.