Em julgamento unânime no TRE Wanderlei Barbosa é absolvido em Ação de Investigação Judicial Eleitoral
26 julho 2024 às 10h31
COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Repu) foi absolvido, por unanimidade (7X0) nesta quinta, 25, de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação do então candidato a governador, senador Irajá Abreu (PSD), durante as eleições de 2022. A ação questionava a contratação de alguns servidores pelo governo estadual, contestando o uso deles na campanha eleitoral. A decisão foi fundamentada na falta de provas e na não demonstração do abuso de poder político nas contratações.
A decisão foi relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, que concluiu que as contratações temporárias feitas estavam em conformidade com as exigências legais e eram justificadas pelo excepcional interesse público. Os membros da corte também acolheram a recomendação do Ministério Público Eleitoral que julgava a ação improcedente por falta de provas substanciais.
O relator do processo Maia Neto disse ainda que as contratações que foram feitas foram em setores da educação, saúde e segurança pública, que de fato precisariam de reposição de pessoal devido à volta das aulas presenciais.
Vale lembrar que Wanderlei já havia sido absolvido por 6X1 em outro processo em maio, instituído também pela coligação de Irajá.
Solano Donato, advogado de defesa do governador afirmou que o tribunal julgou com base nas provas produzidas nos autos e em acordo com a legislação e que não tinha dúvidas do êxito no julgamento:” sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.
Wanderlei também se pronunciou sobre o julgamento, em nota ele disse:
“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”.