Expansão do Projeto Botinho do CBM beneficia mais de 150 crianças no norte do Tocantins
28 julho 2024 às 12h35
COMPARTILHAR
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) realizou atividades com cerca de 50 crianças e seus familiares durante a quarta etapa do Projeto Botinho, que ocorreu na cidade de Pedro Afonso, no norte do Tocantins. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da instituição, aconteceu em dois locais diferentes: na Secretaria da Agricultura do município e na Praia do Rio Sono, com diversas atividades práticas.
O Projeto Botinho oferece uma variedade de atividades, incluindo lazer, orientações sobre primeiros socorros, segurança em áreas de lazer e educação ambiental. Em julho, o projeto teve quatro etapas, beneficiando mais de 150 crianças em Babaçulândia, Filadélfia e Barra do Ouro, na região norte do estado, e coordenadas pelo tenente-coronel Sidmarcos Mesquita, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros em Araguaína.
A etapa de Pedro Afonso contou com a presença do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, que ressaltou a importância do Projeto Botinho para o desenvolvimento e a segurança das crianças. “São ações e instruções que servem para a vida toda, e para o civismo, para a disciplina, o conhecimento de primeiros socorros, o conhecimento de proteção ambiental, para, de certa forma, encaminhá-las para a vida toda. E podem vir a ser excelentes profissionais no futuro, para que deem continuidade ao que nós queremos, que é sempre o melhor para a sociedade tocantinense”, destacou o coronel Ornelas.
Iane Miranda Valença, de 12 anos, uma das mais de 150 crianças beneficiadas, elogiou o Projeto Botinho, ressaltando a importância da conscientização ambiental, a diversão, o entusiasmo e o aprendizado sobre primeiros socorros. “O Projeto Botinho para mim é uma forma criativa e educacional de nos conscientizar sobre cuidados que devemos ter com a natureza e preservação do meio ambiente, como os Rios Tocantins e Sono, daqui de Pedro Afonso. Só tenho a agradecer pelo conhecimento e experiência que tivemos”, afirmou a estudante.
Pedro Afonso foi a primeira cidade a receber o Projeto Botinho em 2023. Com o apoio do Consórcio Estreito Energia (Ceste), o projeto expandiu em 2024, beneficiando mais crianças e abrangendo um número maior de cidades. Novidades estão previstas para o próximo ano, com o intuito de ampliar ainda mais a participação.