Em evento realizado no Palácio Araguaia nesta quinta-feira, 5, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou medidas emergenciais para o enfrentamento dos incêndios no estado. Entre as ações, foi assinado um decreto que declara situação de emergência em diversos municípios, além de autorizar a contratação de 60 novos brigadistas para atuar nas áreas mais afetadas. O governador também entregou 25 veículos ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para reforçar as ações de combate às queimadas.

Conforme os dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins permaneceu na sexta posição no índice de focos de queimadas. Em julho foram registrados 37.222 focos, representando 7,4% do total nacional. Já em agosto os dados mostram que as queimadas aumentaram para 116.299 focos, o que representa 5,2% do país. Se compararmos o mês de julho e agosto houve um aumento percentual de 122,5%, o fato de estarmos em época de estiagem, com clima seco e queimadas irregulares contribuem para esses dados.

Barbosa destacou que o aumento dos focos de incêndio e a seca prolongada motivaram as ações emergenciais. Segundo ele, os decretos assinados permitirão a mobilização de recursos e órgãos para intensificar o combate ao fogo, incluindo a contratação de brigadistas e o apoio a áreas críticas.

O primeiro decreto autoriza a contratação de 60 brigadistas para reforçar as equipes de combate aos incêndios. O segundo decreto, que estabelece situação de emergência no Tocantins, tem validade de 180 dias e permite a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Com essa medida, será possível utilizar propriedades públicas ou privadas para operações de socorro e evacuação, além de outras ações de combate a incêndios.

Entrega de veículos

Além das medidas voltadas ao combate às queimadas, o evento também marcou a entrega de 481 computadores para a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Científica do estado, com o objetivo de modernizar as operações e investigações.

Leia mais:

Tocantins permanece em sexto colocado como estado com maior foco de queimadas em agosto