O deputado Ivory de Lira (PCdoB) assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 19. Na mesma sessão, o deputado Léo Barbosa (Republicanos) foi escolhido como vice-presidente.

As reuniões da Comissão ocorrerão às 14 horas nas quintas-feiras. Nesses encontros, serão discutidos e analisados projetos que envolvem os direitos das comunidades e etnias, o desenvolvimento sustentável e as políticas públicas voltadas a esses povos.

Em seu discurso, Ivory de Lira afirmou que um dos principais objetivos da comissão será o respeito à identidade e à diversidade cultural dos povos tradicionais e indígenas. “Vamos ficar atentos para que as ações do Governo cheguem até essas comunidades tradicionais e cuidar de todos, respeitando as diferenças e necessidades de cada comunidade, principalmente no que se refere à saúde e educação”, declarou.

O deputado Gutierres Torquato (PDT), integrante titular da Comissão, também ressaltou a relevância da representatividade dessas populações no Estado. “A valorização dos povos originários, quilombolas e etnias faz parte da nossa cultura, mas vamos dar atenção especial a essas ações para aumentar a produção e apoiar o trabalho que eles desenvolvem como forma de respeito às suas tradições”, afirmou.

Os deputados membros titulares da Comissão são Gutierres Torquato, Ivory de Lira, Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa e Luciano Oliveira (PSD). Os suplentes da Comissão incluem os deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Claudia Lelis (PV), Eduardo Fortes (PSD), Nilton Franco (Republicanos) e Wiston Gomes (PSD).