O Estado do Tocantins terá em breve uma nova fonte de receita e de oportunidades para os seus cidadãos. Trata-se da Loteria Estadual, que foi concedida nesta quarta-feira, 6, ao consórcio Lototins, formado por empresas especializadas em serviços lotéricos. O consórcio pagará ao Estado mais de 15 milhões de reais pela exclusividade de exploração do serviço lotérico em todo o estado pelo período de 20 anos.

O acordo feito, prevê a instalação, operação e manutenção de unidades lotéricas em todos os 139 municípios do Tocantins, oferecendo todas as seis modalidades de jogos previstas na lei federal, além da mais recente novidade: as apostas de quota fixa, que permitem ao apostador participar de eventos virtuais de jogos online. A expectativa é que a Loteria Estadual gere centenas de novos empregos e movimente a economia local.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, comemorou a concessão, que será uma importante fonte de recursos para o Estado investir em projetos sociais, especialmente na área do esporte. “A Loteria Estadual é sobre criar oportunidades, fortalecer nossa economia e gerar receitas adicionais para investimento nas áreas sociais. Por isso, hoje celebramos também a visão de um futuro mais próspero para o Tocantins. Juntos, estamos construindo as bases de um estado mais forte, justo e dinâmico”, afirmou.

O representante líder do consórcio Lototins, Eduardo Paiva, disse que está honrado em contribuir com o Estado do Tocantins na exploração de sua loteria. “Iremos fazer com que esta loteria seja um ótimo exemplo de exploração para todo Brasil, seja na operacionalização, na tecnologia utilizada e principalmente na rentabilidade para que o Governo potencialize o investimento na área social através dos frutos desse serviço, para o bem do povo tocantinense”, declarou.

Paiva também destacou o potencial de crescimento do Tocantins, que teve a maior projeção de aumento do PIB em 2023, segundo o Banco do Brasil. “Estamos muito entusiasmados com esta oportunidade tão promissora, logo após a divulgação no mês passado pelo Banco do Brasil dos cenários econômicos mostrando que a projeção de crescimento do PIB de 2023 do Tocantins foi de 11,4%, o maior do país, representando quase 4 vezes a média do PIB brasileiro”, disse.

A concessão da Loteria Estadual do Tocantins foi realizada por meio de licitação, na qual o consórcio Lototins foi o único participante. A documentação do consórcio ainda passará por avaliação técnica e, caso atenda todos os requisitos, será homologada mediante publicação do resultado no Diário Oficial do Estado. Após a conclusão dos trâmites legais, o consórcio assinará o contrato de concessão e iniciará a implantação das unidades lotéricas. O contrato terá vigência de 20 anos e, ao final desse período, todas as unidades lotéricas serão incorporadas integralmente ao patrimônio público.