Mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins terão que fazer prova de vida até dezembro
31 outubro 2024 às 10h54
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Neste ano, a Prova de Vida 2024 deve ser realizada por mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO). O procedimento é obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, e poderá ser realizado remotamente, por meio do aplicativo Meu RPPS, até o dia 31 de dezembro.
A Prova de Vida é um processo anual que visa garantir a continuidade do recebimento dos proventos e prevenir fraudes e pagamentos indevidos. Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS) — incluindo aqueles dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público (MPTO), Tribunal de Contas (TCE/TO), Defensoria Pública (DPE/TO), militares reformados ou da reserva remunerada e seus pensionistas — devem realizar essa atualização.
Por ser um procedimento digital, os beneficiários não precisam se deslocar até a sede do Instituto em Palmas ou às Unidades do Pronto, localizadas em Araguaína e Gurupi. Após a realização da Prova de Vida via celular ou outro dispositivo móvel, o processo será analisado, com checagem de documentos e reconhecimento facial dos beneficiários. O status da validação poderá ser consultado no aplicativo Meu RPPS após cinco dias úteis.
“Vale salientar que na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso. É fundamental que os beneficiários estejam atentos aos prazos e a todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS”, alerta o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.
Beneficiários com impossibilidade médica
Para beneficiários que apresentem impossibilidade médica, é necessário fornecer os seguintes documentos: declaração específica em papel timbrado da rede pública ou privada, com identificação do médico através de carimbo com o número do CRM, atestando a impossibilidade de realização pessoal da Prova de Vida; documento de identificação do beneficiário; e documento de identificação do declarante. O representante do beneficiário deve protocolar esses documentos na sede do Igeprev-TO, em Palmas, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda por meio do WhatsApp (63) 99225-9117.
Beneficiários que cumprem reclusão penal
No caso de beneficiários que se encontram em reclusão penal, a apresentação é requerida de um atestado de permanência carcerária ou declaração de cárcere, validado pelo diretor da unidade penal onde o custodiado está recolhido, identificando local e data; além do documento de identificação do beneficiário e do declarante.
Neste caso, o representante deverá protocolar os documentos referidos na sede do Igeprev-TO em Palmas, ou nas Unidades do Pronto, ou pelo WhatsApp (63) 99225-9117, acompanhados de cópia do documento de identificação com foto do beneficiário e do representante.
Beneficiários que moram no exterior
Os beneficiários residentes fora do país devem estar atentos aos prazos para a realização da Prova de Vida. Para esses casos, é necessário entrar em contato com o Igeprev em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.
Passo a passo
Após baixar o aplicativo, o segurado ou beneficiário deve selecionar o Estado do Tocantins e a cidade de Palmas. Em seguida, deve escolher o Igeprev-TO, independentemente da localização atual. No aplicativo, o usuário deve clicar na opção “Prova de Vida” e anexar a foto frente e verso do documento de identificação. Após essa etapa, é necessário avançar para a biometria facial, que requer acesso à câmera para capturar uma foto do rosto do beneficiário, em um local bem iluminado.
Por fim, o beneficiário deve preencher o campo com o número de telefone. Depois de realizar todas essas etapas, é só aguardar a confirmação da Prova de Vida. Caso a validação não ocorra, o beneficiário poderá verificar o que ficou pendente e refazer o processo no aplicativo Meu RPPS.
Dispositivos móveis incompatíveis com o aplicativo Meu RPPS
A Prova de Vida é exclusivamente digital, realizada pelo aplicativo Meu RPPS, que pode ser baixado na loja virtual de qualquer dispositivo móvel, seja Android ou iOS. No entanto, alguns modelos de dispositivos Android com versões anteriores a 2020 podem ter problemas de compatibilidade devido a atualizações contínuas.
Dúvidas e informações
Para mais informações ou esclarecimentos, o atendimento remoto pode ser contatado através do WhatsApp (63) 99225-9117 ou pelo telefone 0800 647-0747.