O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell, está em Palmas nesta quarta-feira, 3, acompanhando pessoalmente as diligências da Polícia Federal no âmbito da segunda fase da operação Fames-19. A presença do ministro na sede da PF, conforme informações da TV Anhanguera, ocorre no mesmo dia em que foi cumprida a decisão de sua autoria que afastou, por seis meses, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e a primeira-dama Karynne Sotero.

Além do afastamento, a operação também cumpriu 51 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão em locais como o Palácio Araguaia, sede do governo estadual, e a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Dez deputados estaduais e um federal são alvos das investigações.

A Fames-19 apura o desvio de recursos públicos que seriam destinados à compra de cestas básicas e frangos congelados durante a pandemia de Covid-19. Segundo a Polícia Federal, entre 2020 e 2021 foram pagos R$ 97 milhões em contratos, com um prejuízo estimado que pode superar R$ 73 milhões. Parte dos valores, de acordo com as investigações, teria sido usada para a construção de empreendimentos de luxo, aquisição de gado e despesas pessoais.

Com o afastamento de Wanderlei Barbosa, o comando do Executivo estadual deve ser assumido interinamente pelo vice-governador Laurez Moreira (PDT).