Natividade será destaque em seminário internacional sobre patrimônio e mudanças climáticas
27 outubro 2025 às 10h26

COMPARTILHAR
O município de Natividade, no Tocantins, terá sua experiência de preservação do conjunto urbano tombado apresentada durante o 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorre de 31 de outubro a 2 de novembro no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a UNESCO e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), reunindo governos, artistas, pesquisadores e lideranças sociais para debater a cultura como ferramenta de enfrentamento às mudanças climáticas e contribuir para a agenda brasileira da COP30.
O Tocantins será representado por Victor Vinissius Marinho da Costa, servidor do Iphan e chefe substituto do Escritório Técnico de Natividade, que mostrará as ações locais de preservação e gestão do patrimônio como exemplo de adaptação climática e resiliência cultural. A apresentação faz parte da Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, promovida pelo Iphan em 30 de outubro, véspera da abertura do seminário.
Segundo o superintendente do Iphan no Tocantins, Danilo Curado, a participação de Natividade evidencia a importância do trabalho realizado no estado e como o patrimônio pode contribuir para soluções frente às mudanças climáticas.
O seminário integra o esforço internacional do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA), criado durante a COP28 e liderado pelo Brasil e pelos Emirados Árabes Unidos. A programação inclui sete painéis temáticos sobre financiamento cultural sustentável, justiça climática, saberes tradicionais, narrativas coletivas e arte como instrumento de participação social e empoderamento climático.
38 anos de tombamento
Antes do evento internacional, Natividade celebrará, em 28 de outubro, os 38 anos de tombamento do conjunto urbano, o mais antigo do Tocantins e um dos mais expressivos da região Norte. A comemoração será na Câmara Municipal e contará com palestras, apresentações culturais, exposições e oficinas educativas, reunindo moradores, pesquisadores e instituições parceiras.
Com o tema “Tecer o Tempo: 38 Anos de Preservação do Conjunto Urbano de Natividade”, a celebração é organizada pelo Iphan, Prefeitura de Natividade, Câmara de Vereadores e Associação Comunitária Cultural de Natividade (ASCCUNA). O objetivo é promover reflexão sobre os desafios e conquistas na preservação do patrimônio e incentivar o engajamento das novas gerações.
