Neblina em Brasília afeta voos e faz Palmas receber aeronaves desviadas nesta segunda-feira
26 janeiro 2026 às 15h55

COMPARTILHAR
Palmas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 26, pelo menos três voos que tinham como destino final o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), após as operações na capital federal serem afetadas por uma forte neblina que reduziu a visibilidade e provocou cancelamentos e alternâncias de rota. As aeronaves desviadas pousaram no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues por volta das 7h da manhã.
Segundo informações apuradas pelo Jornal Opção Tocantins, os voos que alternaram para Palmas foram:
- GOL 7749, com origem em Miami e destino a Brasília, às 7h15;
- GOL 7601, procedente de Orlando, também com pouso previsto em Brasília às 7h15;
- GOL 2211, vindo de Boa Vista, com chegada estimada às 7h20.
Em nota encaminhada à reportagem, a GOL Linhas Aéreas confirmou que os impactos ocorreram exclusivamente por conta das condições meteorológicas adversas em Brasília, fator que, segundo a companhia, está totalmente fora de seu controle. A empresa informou que dois dos voos já conseguiram pousar posteriormente em Brasília e que o voo G3 7601 (Orlando–Brasília) deveria aterrissar no destino final ainda nesta manhã.
“A GOL informa que, devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de Brasília (BSB), fato totalmente alheio ao controle da Companhia, alguns voos foram cancelados ou alternados nesta segunda-feira, 26. Os clientes impactados estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC, conforme as necessidades”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com a companhia, os passageiros foram reacomodados em outros voos, conforme a disponibilidade, e todas as medidas adotadas priorizaram a segurança. “A Companhia reforça que todas as ações em relação aos voos impactados foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL”, acrescenta a nota.
Cenário em Brasília
De acordo com a Inframerica, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Brasília, até as 8h desta segunda-feira, 33 voos haviam sido cancelados, sendo 10 de chegada e 23 de partida. Além disso, 40 voos alternaram o local de pouso, como ocorreu com as aeronaves que seguiram para Palmas.
A administradora do terminal explicou que a baixa visibilidade causada por uma densa massa de ar comprometeu pousos e decolagens ao longo da manhã. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de chuvas intensas para a capital federal, válido até as 23h59 desta segunda-feira, 26.
Questionada sobre números consolidados de atrasos ou cancelamentos específicos, a GOL orientou que os dados sejam solicitados diretamente à Inframerica, responsável pela gestão operacional do aeroporto de Brasília.
Apesar do impacto momentâneo, a companhia aérea afirmou que os voos desviados para Palmas foram operados sem intercorrências, e que os passageiros receberam a assistência prevista em norma da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
