Palmas tem a terceira maior temperatura entre capitais nesta terça-feira
03 setembro 2024 às 13h11
COMPARTILHAR
A terça-feira, dia 3, será marcada por altas temperaturas em grande parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 17 capitais registram máximas acima de 30ºC já pela manhã, cenário que deve persistir ao longo da tarde. Nos próximos dias, o Tocantins enfrentará temperaturas ainda mais elevadas devido a uma onda de calor que afetará boa parte do país na primeira quinzena de setembro, com elevações de até 6ºC acima do normal.
Palmas atingiu hoje a terceira maior temperatura entre as capitais do país, totalizando 38ºC, atrás apenas de Cuiabá, capital do Mato Grosso, que atingiu um recorde de 42ºC hoje, e Porto Velho, em Rondônia, que somou 39ºC. Outras capitais com temperaturas superiores a 30ºC incluem Rio Branco (36ºC), Manaus (36ºC), Boa Vista (36ºC), Belém (35ºC), Macapá (34ºC), São Luís (33ºC), Teresina (36ºC), Aracaju (31ºC), Campo Grande (37ºC), Goiânia (36ºC), Brasília (31ºC), Belo Horizonte (34ºC), Rio de Janeiro (31ºC) e São Paulo (31ºC).
A baixa umidade também atinge grande parte do Brasil. Nesta terça-feira, toda a Região Centro-Oeste, além dos estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão sob influência da seca. Parte das Regiões Norte e Nordeste, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (em áreas afastadas do litoral), estão em alerta de “perigo potencial” segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para minimizar os efeitos da baixa umidade, é recomendado que as pessoas mantenham uma boa hidratação, evitem atividades físicas intensas durante as horas mais secas e limitem a exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia.