Os dois principais partidos do Brasil, PT, do presidente Lula, e PL, do ex-presidente Bolsonaro, não conseguiram muito destaque nas prefeituras no Tocantins. O PL fez apenas quatro prefeituras: Araguaçu, elegendo Jarbas Ribeiro; Miranorte, com Leandro Barbosa; Tocantinópolis, com Fabion Gomes; e a indefinição de Palmas, onde a candidata do PL, Janad Valcari, disputa com Eduardo Siqueira (Pode). Já o PT conquistou apenas três cidades: Abreulândia, que elegeu Manoel Moura, Dianópolis, com José Salomão e Rio da Conceição, com Edinalva Oliveira. No pleito municipal anterior, o PT havia feito quatro prefeitos e o PL seis, ou seja, ambos perderam cadeiras nas eleições deste ano. 

No cenário nacional, os dois partidos se destacaram em número de prefeituras, com o PL conquistando 509 municípios no primeiro turno, incluindo as capitais do Acre e Alagoas. O PT, por sua vez, elegeu 248 prefeitos. O embate entre os dois partidos continua em 13 cidades que terão segundo turno, incluindo Fortaleza e Cuiabá, onde a disputa será direta entre um candidato do PT e outro do PL.

O partido que mais conquistou prefeituras no Brasil foi o PSD, com 886 cidades, seguido pelo MDB, com 852, e pelo PP, que garantiu 749 prefeituras em todo o país.

PT teve derretimento, tanto no número de prefeituras quanto de vereadores, PL perdeu cadeiras no executivo mas ganhou algumas no parlamento | Tabela: Fenelon Milhomem/Jornal Opção Tocantins

Câmaras Municipais

O cenário do parlamento no Tocantins, também não é muito animador para os dois partidos. O cenário reflete uma pequena mudança em relação ao pleito de 2020. Naquele ano, o PT conseguiu eleger 43 vereadores, enquanto o PL fez 53 cadeiras. No entanto, em 2024, o PT sofreu um derretimento, caindo para apenas 23 cadeiras, enquanto o PL teve um crescimento, alcançando 89 cadeiras no legislativo municipal do estado.