Secretaria do Meio Ambiente e UFT celebram convênio para criação de Centro de Inteligência para monitoramento ambiental
03 agosto 2024 às 10h27
COMPARTILHAR
Nesta sexta, 2, foi firmado um convênio para um acordo de parceria para pesquisa entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para operacionalização do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA). O novo centro deve gerar dados para administrar a gestão ambiental no Tocantins.
A reunião foi feita na sede da Semarh em Palmas, com a presença do secretário da pasta, Marcelo Lelis e do reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato. Além da participação do presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda e do diretor geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), Léo Araújo da Silva, que também fazem parte do acordo e também assinaram o documento.
Segundo o secretário, Marcelo Lellis, os recursos para a implantação do CIGMA virão de recursos pagos pelo pré-investimento da Mercuria (empresa que está interessada na compra de créditos de carbono do Tocantins). Lellis afirmou que o centro vai dar maior eficácia e eficiência na execução de políticas ambientais. Criada em 2014, a CIGMA, após o convênio, passa a ter apoio de pessoal e recursos da UFT.
O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, ressaltou a competência técnica e científica da universidade, afirmando que a instituição está à disposição para colaborar no desenvolvimento de soluções e na formação continuada de técnicos que atuam na política ambiental do estado. “A UFT se sente honrada em contribuir com este projeto”, disse Bovolato.