O Procon Tocantins elaborou nesta segunda, 24, uma série de orientações para quem deseja curtir as férias nesse verão. Como muitos consumidores resolvem sair de casa durante esse período, principalmente por conta do recesso escolar, é possível tomar algumas medidas que podem ajudar a economizar dinheiro durante esse período. 

Serviços como o de TV por assinatura, podem ser suspensos de 30 a 120 dias sem custo adicional nem pagamento dos dias em que não foi prestado o serviço. A reativação deve ocorrer em até 24 horas após a solicitação. Serviços de telefonia fixa também entram nessa lista, mas só podem ser suspensas uma vez ao ano. Quando a suspensão é inferior a um mês ou superior a quatro, a operadora poderá cobrar uma taxa. 

Energia elétrica e água também podem ser suspensos, mas estão sujeitos a taxas das concessionárias. O Procon alerta para que os consumidores verifiquem os valores de religação e a taxa mínima para saberem se é vantajoso fazer a suspensão do serviço. O prazo para religação é de 24 horas em zonas urbanas e até 48 horas em áreas rurais. 

Magno Silva, diretor de fiscalização do Procon Tocantins, alertou também que para a suspensão dos serviços é necessário que as contas estejam com os pagamentos em dia.

Caso o consumidor encontre dificuldades ou tenha dúvidas, pode entrar em contato com o Procon Tocantins pelo Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia (63) 99216-6840.