Tocantins é 6° estado do país em continuidade do fornecimento de energia elétrica

12 abril 2025 às 12h15

COMPARTILHAR
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o resultado do desempenho das distribuidoras no fornecimento de energia elétrica em 2024. O levantamento analisa o Desempenho Global de Continuidade (DGC), quanto menor o índice, melhor o desempenho. Além do índice DGC, a Aneel também leva em consideração os números de Duração (DEC) e Frequência (FEC), o Ranking das Distribuidoras e as compensações pagas pelas empresas que ultrapassaram os limites de duração e frequência de interrupções.
No Tocantins, a Energisa conquistou o 6° lugar entre as 31 Concessionárias de Grande Porte do País (que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras) com o índice DGC de 0,67. Em 1° lugar se destacou a CPFL Santa Cruz, com índice DGC de 0,58, e em 31° ficou a Equatorial Energia, cujo índice DGC foi de 1,76. Segundo a Aneel, a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica, com base nos indicadores de duração e frequência, apresentou melhora em 2024, em relação a 2023.
“Este é o reflexo da nossa dedicação em evoluir constantemente na entrega de um serviço de qualidade. E o impacto positivo dessa evolução se estende a cada lar e cada negócio nos quatro cantos do Tocantins, onde a energia que levamos transforma vidas, impulsiona o crescimento e promove a inclusão.” pontuou Alberto Cunha, Diretor Técnico e Comercial da Energisa Tocantins.
Os dados da apuração nacional mostram que o tempo médio que os consumidores brasileiros ficaram sem energia elétrica foi de 10,24 horas. Esse valor representa uma diminuição de 1,7% em comparação a 2023, quando a média foi de 10,42 horas. Já a frequência das interrupções teve uma melhora de 5% entre 2023 e 2024, caindo de 5,15 para 4,89 interrupções por consumidor.
Embora a concessionária do Tocantins tenha apresentado um bom desempenho, teve uma leve queda em relação à 2023, quando ocupou a 5ª posição, com índice DGC de 0,64. Os indicadores que compõem o DGC, o DEC e o FEC, comprovam a performance superior da Energisa Tocantins em relação às metas regulatórias.
Em 2024, o DEC da concessionária ficou em 15,90, superando em 12,6% a meta de 18,20 estabelecida pela Aneel. Já o FEC registrou um índice de 5,90 interrupções por consumidor, um resultado 50% menor que o limite aceitável de 11,69 vezes definido pela agência reguladora.
Ao todo, a Energisa Tocantins atende cerca de 680 mil unidades consumidoras nos 139 municípios do estado. O crescimento contínuo do Tocantins exige um sistema elétrico que acompanhe essa evolução. Para isso, o Grupo Energisa já investiu mais de R$ 4,3 bilhões no sistema elétrico do estado desde 2014.
“Ao todo, em 2025 serão aplicados R$ 605,8 milhões na ampliação e modernização da rede elétrica, novas subestações e ações sociais, por exemplo. A maior parte desses investimentos será destinado a ampliar o atendimento de clientes, tanto na zona urbana quanto rural.” destacou Porta-voz da empresa.
A Energisa Tocantins também foi premiada com o Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) em março de 2024, sendo eleita a melhor concessionária da região Norte pela terceira vez consecutiva. Para manter a qualidade, a empresa se baseia em uma estratégia de longo prazo que integra investimentos, eficiência operacional e um olhar atento às necessidades da comunidade.
* Amanda Helen cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.