Resultados do marcador: Rio Tocantins

Todos os tripulantes foram socorridos por pequenas embarcações que navegavam próximas ao local. Ninguém ficou ferido.

MPF questiona falta de diálogo com comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas e aponta falhas nos estudos ambientais

Nota técnica destaca estratégias de prevenção e cuidado para comunidades locais; materiais químicos no rio ainda representam risco potencial

Na semana do Natal, época de reunir famílias e encurtar distâncias após um ano de trabalho, pelo menos 20 famílias vivem um pesadelo. A ponte que interliga os estados do Tocantins e Maranhão desabou, arrastando consigo vidas, sonhos e o mínimo de dignidade que lhes era devido. A tragédia expõe a negligência com a estrutura da ponte, construída na década de 1960 e alvo de alertas sobre sua precariedade.
Além da dor pela perda irreparável, as famílias enfrentam o trauma devastador de cenas grotescas nas redes sociais: vídeos e imagens dos corpos das vítimas sendo resgatados ou emergindo das águas, muitas vezes sem nenhum tipo de filtro ou respeito. Algumas dessas imagens são compartilhadas por aqueles que deveriam proteger a integridade das vítimas e de seus familiares.
Equipes trabalham incansavelmente há cinco dias para resgatar os corpos submersos no Rio Tocantins. Porém, ao invés de alento, os familiares têm que suportar um duplo desrespeito: primeiro, pela omissão governamental que deixou a ponte deteriorar ao ponto do colapso; segundo, pelo vilipêndio dos cadáveres, expostos de forma cruel e insensível em busca de likes nas redes sociais.
Uma mãe, que ainda espera encontrar o corpo do filho de apenas 10 anos, precisou implorar para que imagens do menino não fossem divulgadas. Ele viajava com os avós quando a tragédia aconteceu. Fotos do arquivo pessoal da criança já circulam nas redes, usadas de maneira irresponsável e dolorosa.
Outra família descreveu o choque ao saber que os pais envolvidos no acidente estavam sendo tratados com desumanidade. Não bastasse a dor da perda, a exposição midiática amplifica o sofrimento. É assustador que esses conteúdos sejam divulgados por quem deveria proteger, e não expor, as vítimas.
Vale lembrar: vilipêndio de cadáver é crime previsto no Código Penal, com pena de até três anos de prisão. Mas, mais do que uma questão legal, o momento exige humanidade e respeito pelo luto dessas famílias, que agora suplicam: "Respeitem nossa dor."

Mais dois corpos foram encontrados no leito do Rio Tocantins

Segundo avaliação da Agência Nacional de Saneamento Básico, queda de caminhões com produtos químicos no rio Tocantins não afeta abastecimento

Gestor garantiu que Estado terá problemas na geração de energia, como tem ocorrido em outros estados

Crise hídrica afeta principalmente a geração de energia elétrica no país, além de afetar a produção agrícola e fornecimento de água

Custo total da obra foi de R$149 milhões, com 1088 metros de área construída

Acidente aconteceu dia 15, mulher estava em estado grave e teve pernas amputadas após a ocorrência