Resultados do marcador: Cerrado

O projeto prevê a compra de equipamentos, insumos e veículos para apoio às brigadas no combate ao fogo

Os rios do Cerrado transportam hoje 27% menos água do que na década de 1970, o que representa uma perda equivalente a 30 piscinas olímpicas por minuto

Os dados são resultado de uma parceria do BNDES com a plataforma MapBiomas

Brasil teve redução de 32,4% na área desmatada, mas Matopiba concentrou 42% das perdas de vegetação nativa

Estado assina pacto para desmatamento ilegal zero; dados mostram redução significativa

Estado apresentou intensificação do fenômeno entre julho e agosto, com aumento de áreas afetadas por seca grave

Tocantins liderou esse processo com mais de 39 milhões de toneladas emitidas

Tocantins registra 50.528,33 km² de desmatamento no Bioma

O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, registrou um aumento de 10,6% na área sob alerta de desmatamento entre agosto de 2023 e julho de 2024. Os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foram responsáveis por 75% das áreas em alerta. Dentre esses, apenas a Bahia conseguiu reduzir o desmatamento, com uma queda de 52,4%. No entanto, os outros três estados registraram aumentos consideráveis: 31% no Maranhão, 14,7% no Piauí e um preocupante 58,6% no Tocantins.
O Tocantins, em particular, destacou-se negativamente, sendo o estado com o maior aumento percentual de desmatamento entre os quatro. Esse crescimento ocorre apesar das medidas implementadas pelo novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado (PPCerrado), lançado em novembro de 2023. Embora o plano tenha começado a mostrar resultados em outros locais, como a redução de 24,8% nos alertas nos últimos quatro meses no bioma como um todo, a situação no Tocantins permanece crítica.
O desmatamento crescente no estado é motivo de preocupação, especialmente em comparação com a redução significativa observada em outras áreas, como as Unidades de Conservação da Amazônia, onde a queda foi de 67% no mesmo período.

Unidade de Conservação implementa estratégias de gestão territorial, incluindo Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária, turismo comunitário e extrativismo sustentável