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Recuperação
Dnit diz que tinha contrato de manutenção da ponte Juscelino Kubitschek na BR-226 até 2026; autoridades declaram apoio às vítimas

Dnit disse que iniciou sindicância e declarou situação de emergência após desabamento da ponte que liga Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO); governo e entidades oferecem solidariedade e apoio jurídico às vítimas

BR-226
Governo Federal promete destinar R$ 150 milhões para reconstrução da ponte Aguiarnópolis-Estreito

Durante visita ao local do acidente, ministro Renan Filho detalhou planos para a reconstrução da ponte, decretou estado de emergência e começou sindicância para apurar causas do acidente, com previsão de obras até 2025

Acidente
Presidente Lula manifesta solidariedade e mobiliza governo federal após queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

Por meio de suas redes sociais, Lula informou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, está no local da tragédia junto aos governadores do TO e MA

Tragédia
Empresa de balsas adota medidas emergenciais para minimizar impactos do desabamento da ponte Estreito-Aguiarnópolis

De acordo com o Grupo Pipes, soluções como a abertura de novos portos e transporte de balsas adicionais, não podem ser implementadas imediatamente

Acidente
PM e PRF sugerem rotas alternativas devido a rompimento de ponte que ligava Tocantins e Maranhão

Desabamento da ponte Juscelino Kubitschek interrompe tráfego entre estados

Integração Regional
Governo Federal anuncia que ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) será entregue em outubro

A ponte sobre o Rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá, no Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, no Pará, está em fase final de construção. O Governo Federal divulgou que a previsão de conclusão é para o mês de setembro de 2024 e estará pronta para uso em outubro. Até o momento, já foram construídos 99,16% da estrutura e a finalização dos acessos à ponte está em 87,2%. 

Atualmente, a travessia entre os estados é feita por balsas, o que acarreta altos custos e longo tempo de espera, sobretudo no período de estiagem. A finalização da ponte será muito importante para o escoamento da produção agrícola e de mineração, além de melhorar a logística da BR-153. 

A ponte terá 1.727,36 metros de comprimento com 12 metros de altura e teve um investimento de R$215.350.690,05, com pista e acostamento e calçadas de 1,5 metro de largura em cada lado. Os acessos à ponte terão 2.010 metros: 310 no Pará e 1.700 no Tocantins. 

A obra estava prevista para ser entregue em março mas foi adiada por causa de problemas logísticos. Esta é uma das maiores obras já realizadas na região Norte do país, que abrangerá o norte do Tocantins e o sudeste do Pará.