Faltou Dizer

Encontramos 490 resultados
Cenários e Opiniões
Casuísmo político vence uma vez mais e projeto inovador é arquivado na Assembleia Legislativa

Como em poucas vezes ocorre – uma vez que a maioria dos deputados sempre defendem os mesmos propósitos por interesses comuns – um pitoresco debate foi travado no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins, durante a sessão ordinária de terça-feira, 23. Aprovado por unanimidade por duas Comissões, a de Finanças e a de Constituição, Justiça e Redação, o Projeto de Lei nº 18/2023, que dispunha sobre a vedação da concessão de benefícios fiscais às pessoas físicas ou jurídicas condenadas por corrupção ou ato de improbidade administrativa – de autoria do deputado estadual Professor Junior Geo (PSDB) – finalmente entrou na pauta de votação.

Inicialmente, o presidente da Casa Legislativa, Amélio Cayres (REPU), questionou se estava explícito no texto do projeto de lei que a regra só valeria para condenações com trânsito em julgado. A Mesa Diretora confirmou que sim, iniciando-se os debates. Contudo, por mais que o autor do projeto insistisse em demonstrar aos seus pares que apenas aqueles com decisões transitadas em seu desfavor, não teriam acesso aos benefícios fiscais, suas argumentações foram solenemente ignoradas.

Nilton Franco (REPU), Fabion Gomes (PL), Luciano Oliveira (PSD) – ex-gestores municipais de suas cidades, diga-se de passagem – como também, Ivory de Lira (PCdB), que pretende ser prefeito de Miracema a partir de 2025, proferiram discursos efusivos e contrários ao projeto. Alegaram em suma que, principalmente os gestores municipais, sofrem perseguições e abusos de poder por parte do Ministério Público e do poder judiciário. Pareceu mais, na verdade, defesas em causas próprias, a partir dos exemplos de supostas punições que foram citadas em plenário.

Proselitismo político em desfavor da sociedade

O que precisa ficar claro é que os parlamentares não foram eleitos para defenderem seus próprios interesses – em que pese terem direito de ter suas próprias convicções. Eles foram alçados aos cargos para proteger e defender os interesses da coletividade. Estava claro no texto do projeto de lei que os benefícios fiscais só não seriam concedidos àqueles que tivessem “decisões com trânsito em julgado” em seu desfavor. Ou seja, a regra não atingiria ninguém que ainda estivesse discutindo o tema ou se defendendo perante o judiciário.

Nesta linha de raciocínio, um princípio do direito poderia aqui ser aqui invocado: "ninguém pode se beneficiar da própria torpeza", utilizado frequentemente pelos doutrinadores para explicar que, no direito brasileiro, é vedado fazer algo incorreto e/ou em desacordo com as normas legais e depois alegar tal conduta em proveito próprio. No presente caso, parecia mais fácil rejeitar o projeto e engavetá-lo do que – mesmo que hipoteticamente no futuro – enfrentar ou permitir que seus correligionários enfrentassem esse dispositivo de lei.

Foto: Talita Gregório

O deputado Professor Junior Geo, antes da votação, ainda tentou fazer seus pares enxergarem o óbvio, conclamando-os a lucidez: “São em cima das ações que nós fazemos, enquanto cidadãos, que nós somos julgados pela sociedade. Será que a votação que estamos promovendo agora, representa de fato, os interesses daqueles que nos elegeram?”, questionou. Contudo, como ocorre em quase todas as vezes que os próprios interesses estão em jogo, o fato é que a insana tese tomou corpo e se fez maioria em plenário. Ao ser colocado em votação, o projeto de lei foi rejeitado e remetido ao arquivo.

A quem interessa o arquivamento? E mais: porque as entidades de classe se omitem?

Caso fôssemos discutir a natureza jurídica e as consequências desse arquivamento, iríamos concluir facilmente que essa ação beneficia diretamente os infratores. Aqueles maus pagadores, corruptos ou administrativamente improbos no trato com a coisa pública, continuarão obtendo eventuais benefícios fiscais oferecidos pelo governo estadual – mesmo que tenham contra si – sentenças condenatórias sem possibilidade de recursos. Em contrapartida, os empresários que trazem propulsão e fazem investimentos no Estado acabarão não recebendo os incentivos fiscais, uma vez que os verdadeiros beneficiários – muitas vezes favorecidos pelo tráfico de influências – acabam sendo políticos ou ex-gestores condenados por improbidade.

Apesar do absurdo que se solidificou nessa sessão ordinária, as entidades representativas de classe dos empresários mantiveram-se inertes. Nenhuma delas se propôs a falar, discutir o tema ou serem vozes dissonantes nesse contexto. A bem da verdade, o fato é que questionar e debater dá trabalho e exige tempo.

Eleições 2024
Após recente decisão do STF, especialista em direito eleitoral explica divisão das vagas proporcionais

Os julgamentos das Ações Direta de Inconstitucionalidade nº 7.228, 7.263 e 7.325, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que questionavam a forma de distribuição de vagas na terceira fase do sistema proporcional brasileiro, refletiram diretamente no Tocantins, em virtude da batalha entre o ex-deputado Tiago Dimas (Podemos) e o deputado Lazaro Botelho (PP) na disputa pela vaga de deputado federal a partir de 2023. Considerando que a regra definida pelo STF estará em vigor nas eleições 2024, o Jornal Opção Tocantins convidou o advogado eleitoralista, Leandro Manzano para esclarecer dúvidas acerca das interpretações equivocadas que foram surgindo, tanto por parte das siglas partidárias, quanto pelo público em geral. 

Inicialmente, o profissional do direito explicou que o tema exige breve explanação de conceitos básicos do Direito Eleitoral, enfatizando que “o ponto de partida é conhecer as diferenças conceituais entre quociente eleitoral (QE) e quociente partidário (QP)”.

Assim sendo, quociente eleitoral pode ser compreendido pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas naquela localidade. Já quociente partidário é a divisão da quantidade de votos válidos atribuídos a uma agremiação partidária ou federação pelo quociente eleitoral.

Segundo a explicação do Dr. Manzano, “na primeira fase, as vagas serão destinadas aos partidos ou federações que alcançarem no mínimo o quociente eleitoral e os candidatos tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral. Contudo, na grande maioria dos casos concretos, para não dizer a sua totalidade, não finaliza a distribuição das cadeiras nessa primeira etapa, uma vez restam frações de sobras e que devem ser repartidas. Deste modo, eis a razão de existência, no ordenamento jurídico brasileiro, da segunda fase, ou seja, as denominadas divisões das sobras”.

Logo adiante, preceitua: “sendo assim, nessa segunda etapa as vagas serão distribuídas pelo cálculo da maior média, entre os partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral e candidatos tenham conquistado no mínimo 20% do quociente. Todavia, ainda pode ocorrer situações de não finalizar a distribuição nessa segunda fase, visto que há circunstâncias em que inexistem agremiações que tenham alcançado os 80% do QE e ainda há cadeiras a serem preenchidas, passando, por conseguinte, para a terceira e última etapa, a denominada sobras das sobras” disse.

https://youtu.be/k2Ld107CvAE

Desta forma, conforme o eleitoralista, após o pronunciamento do STF nos autos já mencionados, a partir das eleições de 2024, será permitida a todas as legendas e seus respectivos candidatos a participação na distribuição das cadeiras remanescentes, independentemente das agremiações terem alcançado a exigência dos 80% do QE, como também, da desnecessidade de desempenho individual dos candidatos, seja de 10% ou 20% do referido quociente eleitoral.

Em suma, o julgamento do Supremo Tribunal Federal, acerca da forma de distribuição de vagas na terceira e última fase do sistema proporcional, eliminou o risco de dissipar candidatos com grande desempenho individual, isso pelo fato de sua agremiação não ter alcançado os 80% do QE, o que diminui a pluralidade política. 

Leandro Manzano Sorroche

É advogado especialista em Direito Eleitoral, Público, Tributário e Estado de Direito e Combate à Corrupção; membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – Abradep; vice-presidente do Instituto de Direito e Político do Tocantins-IDETO; e membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/TO.

Conflito Irã x Israel: Demarcação de território ou preâmbulo de uma crise global?

Na noite do dia 13 de abril de 2024, drones e mísseis foram lançados pelo Irã com destino a Israel. Segundo o governo iraniano, a investida foi uma retaliação a um ataque israelense a um complexo diplomático iraniano na Síria.

Wanderlei cobra empenho imediato da prefeitura da capital: “Cidade do Automóvel é prioridade!”

No lançamento da Agrotins, ocorrida no Palácio Araguaia na terça-feira, 16, o governador Wanderlei Barbosa (REPU) conclamou a prefeita de Palmas para resolverem, juntos, os trâmites burocráticos que ainda travam o funcionamento da “Cidade do Automóvel”. “Prefeita, eu quero que a senhora seja minha parceira na liberação, para que eu possa fazer a cidade do automóvel, que é o ambiente de organização do setor automotivo da nossa capital”, convocou o gestor estadual.

Ele pontuou que, além das associações e representantes do comércio e empresários, quer reunir os políticos estaduais e municipais para fazer uma visita ao local – ainda neste mês – para que o projeto siga adiante. “Vamos ter mais de 280 empresários instalados para organizar o setor automotivo da capital. Eu preciso muito do empenho de cada um, do empenho da prefeitura e do empenho do nosso governo. Já determinei isso ao Beto (Lima), porque talvez essa seja uma das obras mais importantes de Palmas, favorecendo os empresários para eles se instalem e façam a produção e o crescimento econômico de Palmas e do Tocantins”, disse Barbosa em meio a aplausos.

Cobrança de Wanderlei está atrelada a inércia da Prefeitura de Palmas

A convocação veio em forma de intimação à gestora municipal, uma vez que o imóvel pertence ao Estado do Tocantins, contudo, para que haja o micro parcelamento da área, é necessária a chancela da Prefeitura Municipal, através de Decreto. O projeto do governo estadual foi remetido ao poder público municipal ainda em 2022 e teve alguns andamentos, contudo, aguarda um despacho desde outubro de 2023 da Superintendência de Obras. Esse andamento é justamente a autorização da chefe do executivo ao cartório para que os desmembramentos dos lotes ocorram.

O projeto é grandioso e inovador, pois ao contrário das outras quadras industriais, os lotes farão frente para as avenidas principais, entre as quais, a NS-15 (anel viário de Palmas), a NS-10, a LO-04 e, por fim, a rodovia que liga a capital a Lajeado. A moderna infraestrutura terá asfalto CBUQ, sinalização horizontal e vertical, escoamento pluvial, como também, já conta com projetos de energia e abastecimento de água aprovados pelas concessionárias correspondentes.

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços juntou ao pedido de autorização para micro parcelamento, a Ata do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que já destinou verba “carimbada” na ordem de R$ 38,9 milhões para concretização do projeto. Tal valor servirá de caução para garantir a consolidação de toda essa infraestrutura.

Projeto teve seu lançamento em 2020

Visando atender empresários do setor de automóveis o Governo do Tocantins – através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – publicou a Portaria n° 132 ainda em 2020. O documento criou a “Cidade do Automóvel”, cuja localização foi designada para o Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65, em Palmas. O espaço compreende uma área de 105.041,09 m², dividida – atualmente – em 321 lotes, dos quais 156 são destinados a concessionárias, lojas de novos e seminovos, autopeças, despachantes, oficinas mecânicas e outros.

Cenários e Opiniões
Agência de turismo de Palmas tem novo titular: Tom Lyra. SEDEM continua sem Secretário

Após o prazo final de filiações e janela partidária dos vereadores - quando houve entrada e saída de lideranças - a "dança das cadeiras" na capital continua. A necessidade de continuidade da gestão, como também, as acomodações de novos aliados resultam em decretos e mais decretos no Diário Oficial do município.

Atuando anteriormente como Secretário do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra recebeu nova missão da gestão municipal: responderá pela Agência de Turismo de Palmas. A publicação ocorreu no Diário Oficial nº 3445 de 17/04/2024. Na mesma edição, foram publicados os Atos que voltam aos cargos anteriormente ocupados, Antônio Trabulsi Sobrinho, como Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Carlos Roberto Braga do Carmo como Secretário de Desenvolvimento Rural; Yrene Tomiko Nakamura Lima como Presidente da Agência de Tecnologia da Informação e, por fim, Agostinho Araújo Araújo Rodrigues Junior como Secretário de de Segurança e Mobilidade Urbana.

No Diário Oficial do Município nº 3444 de 16/04/2024, já haviam sido publicados outros Atos que retornou aos cargos, o Secretário de Comunicação, Júlio Cesar do Prado Domingos; a Secretária de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir Divina dos Santos; a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Maria Emília Mendonça Predroza Jaber; a Secretária de Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra e os presidentes da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas e Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas, Thiago de Paulo Marconi, e Raimundo Nonato Sousa Cavalcante Júnior, respectivamente.

Agência de Turismo tem a importante missão de fomentar eventos do calendário turístico

Certamente a prefeita da capital, Cinthia Ribeiro (PSDB) optou por Tom Lyra como presidente da Agetur levando em conta o legado deixado por ele enquanto presidente da própria Agência municipal de turismo em 2022/2023, como também, pelo importante trabalho que vinha desempenhando à frente da Secretaria do desenvolvimento econômico e emprego (Sedem ). A Agência é responsável por grandes e referencias eventos como o "Capital da fé" que ocorre durante o carnaval, "Arraial da Capital" paralelamente ao período de festas juninas, o "Festival Gastronômico de Taquaruçu" no início da primavera e, por fim, "Cidade Encantada" durante o período natalino.

Foto: Luciana Pires

"Uma nova missão. Estou consciente da minha responsabilidade e do meu compromisso com a gestão e vou me dedicar para continuar garantindo resultados positivos para o nosso município nesse meu retorno a Agetur”, declarou o gestor.

“Atualmente, o município de Palmas se apresenta economicamente crescente e pujante na geração de emprego e renda e fortemente promissor no turismo. Nesse sentido, penso que podemos também dar celeridade no crescimento do turismo e aos processos de atração que envolvem esse setor tão importante para nossa economia e, dessa forma, atrair investimentos, colaborando, também, para a manutenção das empresas aqui instaladas que podem aproveitar essa onda de crescimento”, pontuou Tom Lyra, acrescentando que alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico sempre foi uma de suas prioridades na gestão pública.

Deputado Ivory de Lira decide disputar a eleição em Miracema e altera o cenário

Em meio a uma reviravolta, o cenário político para as eleições municipais de Miracema em 2024, foi completamente alterado. Se antes o candidato oposicionista era o ex-prefeito Saulo Milhomem (PDT), após um acordo entabulado dentro do próprio grupo político, o candidato será o deputado estadual Ivory de Lira (PCdB). Um vídeo do ex-pré-candidato – Milhomem – circula nas redes sociais em que diz ter desistido de disputar a prefeitura. “Estou abdicando deste processo eleitoral de 2024 e tenho a plena certeza que a oposição estará unida e forte e nós confiamos no direcionamento do nosso líder maior, deputado Ivory de Lira” disse.

Por sua vez, o parlamentar confirmou sua vontade de disputar o pleito, em substituição a Milhomem. Relatou que não era o projeto desenhado, contudo, em razão da convocação e apelo de muitas pessoas e setores, colocou o nome para a disputa, visando discutir uma coalizão política com várias forças da cidade.

Trazida pelo deputado estadual Nilton Franco (REPU), a atual prefeita do município, Camila Fernandes (REPU), se filiou recentemente no partido presidido pelo governador Wanderlei Barbosa. Ocorre que Lira é parceiro e aliado do governador há muitos anos e estarem em lados antagônicos gera um certo desconforto. Logicamente, é uma relação que será discutida nos próximos dias, contudo, o fato concreto é que o vice-governador Laurez Moreira (PDT) está fechado com o grupo de Lira, o quê – pelo menos a princípio – racha o apoio palaciano em Miracema.

Concessionária BRK inicia “mini-novela” para frustrar CPI em Palmas

Em curso na Câmara Municipal de Palmas, a CPI da BRK Ambiental investiga a concessionária dos serviços de água e esgoto da capital. Está na pauta de discussões os cotidianos crimes ambientais supostamente praticados contra as nascentes e o despejo de dejetos no lago. Além disso, há também o questionamento da cobrança – considerada “abusiva” – pelos parlamentares, de 80% do valor do consumo de água, a título de recolhimento e tratamento do esgoto sanitário.

A “mini-novela” começou quando a Comissão decidiu ouvir o CEO da empresa concessionária, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto. O mandatário se negou a comparecer e, ato contínuo, solicitou ao judiciário que não fosse ouvido sem que antes tivesse acesso ao processo. A justiça de Palmas e o TJTO negaram o pedido. Inconformado, o CEO foi até o Supremo Tribunal Federal – STF, na tentativa de adiar a convocação até que pudesse verificar quais os documentos que a Câmara Municipal já havia reunido contra a concessionária.

Foto: Chico Sisto/Câmara Municipal de Palmas

Ministro Alexandre de Morais chancelou ordem judicial para que CEO comparecesse à reunião

O plantonista de sábado, 13, o ministro Alexandre de Morais, negou o pleito em caráter liminar, determinando que o CEO comparecesse à convocação, designada para segunda-feira, 15 de abril. Alexandre Neto, apesar de convocado na condição de testemunha, reiterou que necessitaria ter acesso aos autos antes da audiência, dada a condição de investigada da BRK.

Entretanto, o ministro mais famoso do STF, em decisão monocrática, negou o pedido. Decidiu assim o magistrado: “Logo, em razão da probabilidade do direito pleiteado e o risco de perecimento do direito, tendo em vista que a audiência para a qual o Reclamante foi intimado ocorrerá em 15/04/2024, CONCEDO, EM PARTE, A MEDIDA LIMINAR, tão somente para determinar que seja observado, em relação ao Reclamante, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, que: (a) Apresentado à CPI no dia 15/04/2024, na condição de testemunha, tendo o dever legal de manifestar-se sobre os fatos e acontecimentos relacionados ao objeto da investigação, seja assegurado o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação; e (b) Assistido por advogados durante sua oitiva, podendo comunicar-se com os eles, observados os termos regimentais e a condução dos trabalhos pelo Presidente da CPMI”.

Ministro Alexandre de Moraes | Foto: STF

Não comparecimento do mandatário da BRK culminou com reunião de urgência

O dia de reunião da CPI da BRK, segunda-feira, 15, chegou. A partir das 10h, os vereadores membros da Comissão aguardaram o mandatário da BRK Ambiental, todavia, ele não compareceu, descumprindo a convocação administrativa e judicial.

Soube-se por fontes parlamentares que o presidente da CPI, Josmundo Vilanova (PL) já teria liberado o CEO da empresa para não comparecer, contrariando decisões da CPI, da justiça estadual e STF. Porém, mediante a intervenção de dois “tubarões” do parlamento, o presidente da Casa, Folha Filho (PSDB) e o proponente da CPI, Eudes Assis (PSDB), os membros da CPI debateram o tema e decidiram – em reunião administrativa – fazer nova convocação ao CEO da BRK para depor na CPI na próxima segunda-feira, dia 22 de abril.

Ao que parece, a BRK Ambiental quer transformar a mini-novela num verdadeiro seriado. Cabe à gestão do parlamento municipal e aos membros da CPI, não permitir que isso ocorra, evitando a desmoralização da Câmara Municipal, como também, que o processo investigatório se “transforme em pizza”.

Puxadores de votos se filiam para entrar na disputa eleitoral de 2024

Cenário eleitoral toma forma em Palmas, com destaque para movimentações no PL, Progressistas e Republicanos. Disputa promete ser acirrada, com 17 vereadores buscando reeleição e expectativa de influência do poder econômico.

Com fim da janela partidária, novo quebra-cabeças político na capital foi formado

No sábado, 06, se encerrou o fim da chamada janela partidária, momento em que políticos eleitos em 2020, poderiam trocar de partido sem perda do mandato. Em Palmas, além da já esperada “dança das cadeiras” no legislativo municipal, a corrida pela majoritária contou com um imbróglio atípico: a desfiliação do deputado estadual Professor Júnior Geo do Podemos – via decisão TRE-TO – sua filiação, à francesa, no último minuto do segundo tempo, no PSDB.

PL conquista seis cadeiras, sendo duas da base governista

O grande destaque desse novo “rearranjo partidário” é sem dúvidas o PL, que passou de zero para seis vereadores, entre os quais, dois oriundos diretamente da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

O partido do senador Eduardo Gomes e do irmão dele, o vice-prefeito de Palmas, André Gomes, acabou abocanhando para a pré-candidata Janad Valcari (PL), os seguintes parlamentares: Laudecy Coimbra (Ex-SD), Jucelino Rodrigues (Ex-PSDB), Joatan de Jesus (Ex-Cidadania), Mauro Lacerda (Ex-PSB), Josmundo Vilanova (Ex-Podemos) e Clayzer Duarte, o Nêgo do Palácio (Ex-PDT). A surpresa ficou por conta da migração dos dois últimos, que eram da base aliada da prefeita. Já Jucelino, apesar de estar filiado ao ninho tucano, já fazia oposição ao Paço há muito tempo.

Nas redes sociais, a prefeita destilou indiretas aos desertores: “se pré-candidatos tem preço agora, imaginem durante a eleição?”, publicou ela no seu X (antigo Twitter).

PSDB ainda ficou com cinco membros

Apesar das baixas na ala governista, a atual gestora da capital também não pode reclamar muito. O partido conta com cinco vereadores: o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho, Major Negreiros, Eudes de Assis, Waldson Salazar e, agora, Márcio Reis.

Republicanos de Wanderlei Barbosa passa a ter quatro parlamentares

Daniel Nascimento, que já estava filiado, mas que por convenção do segmento religioso que está atrelado, já comunicou que não concorrerá à reeleição, enquanto chegam, Iolanda Castro, Marilon Barbosa e Pedro Cardoso, atual vice-presidente da Casa Legislativa.

Siglas com apenas um representante

Depois de todas as mexidas nas peças do quebra-cabeças, permaneceram com apenas um vereador: O PSB de Carlos Amastha, com Júnior Brasão; Rubens Uchoa no UB da Senadora Prof. Dorinha; Solange Duailibe permaneceu filiada ao PT e Rogério Freitas no PSD, contudo, já avisou que não irá concorrer à reeleição. Sua candidata a vereança será sua esposa Delma Freitas, que se filiou ao PP do deputado federal Vicentinho Alves.

Câmara Municipal de Palmas | Foto: Chico Sisto

Fechando as cortinas do “espetáculo”

Depois de definida a vereança, resta debater o tabuleiro da corrida ao Paço Municipal. A ex-deputada Luana Ribeiro saiu do PCdoB e se filiou ao PSD do senador Irajá Abreu. Em suas redes sociais, o senador tem dito que pretende formar uma forte base de vereadores, sem mencionar chapa majoritária. Já a filha do ex-senador João Ribeiro, disse que não cogita disputar a eleição de vereadora em Palmas. Resta, portanto, uma incógnita.

Já o velho e conhecido candidato, o bem-sucedido empresário Ataídes Oliveira, vai concorrer pelo Novo, contudo, terá dificuldades para montar a nominata de vereadores, já que decidiu concorrer de última hora. Por sua vez, o ex-prefeito da capital, Raul Filho, que sempre é lembrado por parte dos eleitores, se filiou PDT, comandado pelo vice-governador Laurez Moreira. Não há previsão de lançamento desse nome, mas a hipótese também não está descartada.

Ex-prefeito Carlos Amastha vai tentar voltar ao cargo de prefeito da capital

Carlos Amastha continua no comando estadual do PSB, que conta apenas com o vereador Júnior Brasão de aliado, mas declarou que conseguiu arregimentar 24 nomes, visando montar a chapa de pré-candidatos. Na outra via, o pré-candidato Eduardo Siqueira Campos, recentemente filiado ao Podemos, recebeu o reforço do técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, o mais novo filiado, que pode ser vice na chapa.

Deputada liberal trouxe várias siglas e tem mais de 160 pré-candidatos a vereador

O deputado estadual Prof. Júnior Geo vai concorrer pelo PSDB, como dito anteriormente e com o apoio da mandatária Cinthia Ribeiro. Por fim, Janad Valcari vem pelo PL e conseguiu consolidar um grupo fortíssimo de aliados: UB, PP, SD, MDB, DC e PRD (fusão do Patriota com PTB).

Cenários e Opiniões
URGENTE: Prof. Junior Geo se filia ao PSDB e será o candidato do Paço

Encerrado o prazo de filiações eleitorais para o pleito de outubro, finalmente foi revelado o desfecho sobre o destino do pré-candidato a prefeito, Prof. Junior Geo. Ele está definitivamente filiado ao PSDB, cujo comando estadual é da prefeita Cinthia Ribeiro.

O Jornal Opção Tocantins teve acesso ao documento emitido pelo TRE-TO que comprova a adesão à sigla. Um “namoro político” que parecia ser tão natural, foi finalizado apenas no último dia, numa espécie de enigma e suspense. O maior advogado de Geo nesta luta foi, sem dúvidas, o deputado estadual Eduardo Mantoan, esposo de Cinthia Ribeiro. Foi um verdadeiro “upa-lelê” para convencer vereadores da base de Cinthia – inclusive os filiados ao PSDB – que Geo era a melhor opção para sucedê-la.

Vereadores da base chegaram a migrar para o PL

Ante a possibilidade de Junior Geo desembarcar no PSDB, ainda na quinta-feira, 04, os vereadores Josmundo Vilanova e Clayzer Duarte, o Nêgo do Palácio, abandonaram a sigla e migraram para o PL, partido de Janad Valcari, adversária declarada da prefeita. O que causou surpresa é que o vereador Nêgo, até pouco tempo atrás, era líder da gestora na Câmara. Isso prova que nessa janela de transferências partidárias, uma coisa que definitivamente não foi observada foi fidelidade e ideologia.

Saída de parlamentares e exoneração de Secretários abre espaço na gestão

Naturalmente, a saída dos vereadores da base abre espaço para abrigar outros “parceiros”. Pessoas da confiança de ambos certamente serão exoneradas, como também, alguns Secretários só voltarão aos cargos na semana que vem se tiveram apoio político de detentores de mandato ou fortes lideranças na sua retaguarda. Por consequência, outros ocuparão seus lugares, indicados pelos novos correligionários. Enfim, o fato concreto é que ao aceitar o Professor Junior Geo no partido, a prefeita – presidente regional da sigla – firma compromisso com sua candidatura. Muito natural também, nestas circunstâncias, que ela faça tudo para eleger seu sucessor. Afinal de contas, que tipo de líder partidário seria ela se não entrasse de cabeça na campanha eleitoral, visando eleger um sucessor de sua própria sigla?