O Tocantins vem recebendo grande atenção de empresas nacionais e internacionais. Recentemente foi instalado, em Palmas, um “hub” logístico da “Shopee”, gigante asiática no ramo do e-commerce. O Estado também experimentou investimentos da conhecida loja “Colchões Gazin”, que se instalou em Araguatins, como também, da ampliação do frigorífico da “Masterboi”, no município de Nova Olinda. Tais investimentos somados totalizam R$1,5 bilhão e 8.600 novos postos de trabalho. Outras representatividades da pujança econômica são a conclusão nos próximos meses de “Resort” de alto padrão na orla do Lago de Palmas e a abertura da nova concessionária de carros elétricos na capital, a BYD/Disbrava. Serão disponibilizados para o público tocantinense os modelos BYD Seal, Song Plus, Dolphin e o novo TAN.

Foto: Divulgação

Indústria e comércio

Os investimentos vieram após uma série de incentivos da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics). O programa garante incentivos fiscais e segurança jurídica para diversos setores da indústria e comércio. Em entrevista recente ao Jornal Opção Tocantins, o secretário da pasta, Beto Lima, esclareceu que o projeto visa impulsionar a descentralização: “Trabalhamos com o viés de descentralizar a nossa base de atividades econômicas, que recebemos altamente concentrada em apenas 12 municípios, todavia, queremos levar desenvolvimento para os 139. Por isso, trabalhamos com muito critério e de forma igualitária, os micros, pequenos, médios, grandes empreendedores. Os micro e pequenos representam mais de 50% dos empregadores deste Estado”. 

Todos esses investimentos levaram a um saldo positivo de 4.651 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2024

Agrotins 2024

Outro fator de grande relevância para o desempenho do Tocantins no cenário nacional é o agronegócio. Segundo dados de 2023, o Tocantins conta com 11,5 milhões de bovídeos e 193.377 equinos. Parte desse montante se deve aos investimentos feitos durante a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, a Agrotins. A expectativa desse ano é que sejam movimentados R$3 bilhões em negócios e um público de mais de 200 mil pessoas. 

Foto: Joatan Silva/ Governo do Tocantins

Uma das novidades deste ano é uma “startup” que usa tecnologia de polinização assistida. Por meio da técnica é possível polinizar plantações de diversas culturas, inclusive da soja. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, contou um pouco sobre isso em entrevista ao Jornal Opção Tocantins: “Fiz várias reuniões para viabilizar a feira e conversei, por exemplo, com gestores de uma “startup” que vai trazer uma novidade: a polinização de soja, visando aumentar a produtividade com sustentabilidade e ainda trazer a oportunidade para esse pessoal que trabalha com a meliponicultura aqui no Estado, além de proporcionar mais renda para eles na polinização dessas lavouras”. 

Geografia privilegiada

Vale lembrar que o Estado do Tocantins é um dos poucos estados brasileiros rodeado por outros seis estados: Maranhão, Bahia e Piauí, no nordeste; Mato Grosso e Goiás, no centro-oeste; e o Pará na região norte do país. Notadamente, sua logística é incrível. 

A localização do estado é um grande atrativo para a indústria e comércio, por se tratar de um estado que pode dar vazão de insumos e produtos. Também é válido destacar que parte importante do escoamento de grãos vem através da ferrovia Norte-Sul, saindo da cidade de Porto Nacional e Palmeirante para São Luís no Maranhão. Os combustíveis são transportados principalmente do Porto de São Luís (MA) a plataforma multimodal de Porto Nacional no Tocantins. Por esse mesmo meio de transporte, também chegam fertilizantes com origem em São Luís (MA) para o porto seco de Palmeirante (TO).

O maior produtor de grãos da Região Norte

O Tocantins é o Estado da Região Norte que mais produz grãos, representando 45% de sua produção total. A produção de grãos durante a safra 2021/2022 foi de 6,5 milhões de toneladas. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) apontam uma produção de 7.8 milhões de toneladas colhidas na safra 2022/2023. Um crescimento de 19%. 

Ilustração Seplan/TO

A maior produção é de soja, representando 61% do total, seguido pelo milho com 28,48% e arroz com 6,81%. Além desses produtos, ainda há safras consideráveis de sorgo, algodão e feijão.

Empreendimentos de turismo e lazer

Quer seja pela geografia privilegiada, quer seja pelos baixos preços e a desburocratização para a área de construção civil, o Tocantins vem recebendo os olhares de diversas empresas interessadas em investir no nosso potencial turístico. Um dos exemplos é o Resort Five Sense, em Palmas. 

Foto: Divulgação

A obra, que deve ser entregue no segundo semestre deste ano, promete ter a maior piscina de borda infinita do Brasil, com 76 metros de comprimento e vista panorâmica para o Lago de Palmas. O responsável pelo empreendimento, Jimmy Reile, apontou que além da piscina, o espaço conta também com SPA, academia, salão de jogos, espaço kids, dois bares molhados e dois restaurantes, sendo um deles um rooftop de alta gastronomia.